Alergias Alimentares Podem Causar Autismo?
Alergia Alimentar, autismo

Alergias Alimentares Podem Causar Autismo?

A tempos comecei a escrever uma matéria sobre Alergia Alimentar, mas meus dias são corridos e nunca termino de escrever. Isso porque tô na correria de fazer biscoitos, olhar rótulos, separar panelas, potes, e controlar intensamente e milimetricamente tudo que Benjamin come.

Já escrevi aqui o começo de minha história, e caso se interesse é só acesse esse link. Nunca fui muito de me preocupar com alimentação. Acho que muito porque achava que não precisava. A gente mania de subestimar nosso corpo e achar que podemos colocar qualquer coisa que estamos bem. Benjamin veio pra mudar todos meus conceitos sobre isso.

Acho que as duas piores coisas sobre alergia alimentar é que é SILENCIOSA e SACRIFICANTE, deixar de comer não é uma coisa nada fácil. Somos muito visuais, e temos mania de se estamos bem aparentemente achar que está tudo bem no nosso corpo.

Com a Alergia Alimentar não funciona bem assim, podem afetar diversas áreas de seu corpo. Vou contar a história de meu filho. Benjamin aparentemente nasceu completamente normal. Ben quando bebê  um intestino incomum mas a diarreia não era constante, mas conforme foi crescendo e comecei a ingerir alimentos, o intestino foi respondendo de forma negativa.

Ben começou a ter uma diarreia diariamente, estou falando de evacuar de 6 a sete vezes em um dia, e as vezes até dormindo. Mas mesmo assim não me alertei. Alergia Alimentar não afeta só o intestino com diarreia , caso seja ao contrário por exemplo, constipação, também pode ser um sinal de alergia, e além de outros vários sinais.

Enfim , Benjamin deu esses sinais, em sua pele todas as vezes que comia, principalmente feijão que dava com regularidade, tinha bolinha vermelhas, não em todas as partes do corpo, mas em lugares específicos, como nas coxas, bumbum e quando bebê nas partes do nariz e boca.

Achava estranho, mas levava no Pediatra e esta também não me disse nada. Foi então que começou o comportamento incomum e incontrolável. Mas antes de entrar na parte neurológica, vou deixar aqui os alimentos que Benjamin tinha alergias comuns com outras crianças.

Bem é alérgico a leite (caseína), soja, trigo e cacau. Isso e qualquer coisa derivada faz Benjamin ter reação. Então o tratamento é a falta de exposição total, panelas, potes, cheiro, contato.

Estes de início foram os sinais físicos de alergia. E então veio os sinais neurológicos, que foram: Déficit de atenção, imperatividade, distúrbio de sono, falta de concentração, falta de interesse em interagir com coisas e pessoas, dificuldade em coisas básicas como entender comandos, resistência a lugares estranhos e barulhentos, apego a rotina.

Não posso afirmar que Alergia alimentar causa o Autismo, mas no caso do meu filho a Alergia AGRAVOU os sintomas do Espetro Autista.

“O trabalho aqui apresentado pelo professor Aderbal Sabrá é pioneiro no mundo, porque tem informações muito importantes sobre o papel da alergia alimentar, com ênfase no aparelho digestivo e nos intestinos, nosso segundo cérebro, pela quantidade de 100 milhões de neurônios que contém. Seu trabalho dá ênfase na conexão intestino-cérebro, com desenvolvimento do autismo. Caso sejam tomadas medidas de intervenção sobre o problema do autismo, a exemplo do que vimos com as pesquisas apresentadas por Aderbal Sabrá, o caminho para remissão dessa doença conta com apoio da ANM, que entende que esse problema deve ser combatido o mais cedo possível, evitando-se distúrbios e comprometimentos mais sérios da criança. Sabrá abre novos caminhos a respeito de alergia alimentar e seu papel em torno do conhecimento da etiopatogenia de doenças do sistema nervoso central, ou seja, um futuro promissor também para outras doenças do sistema nervoso central”, disse o renomado presidente da ANM.

Esse é um estudo científico, mas EU , como mãe de uma criança diagnosticada como Autismo e Alergia Alimentar grave, posso com toda certeza afirmar que a alimentação interferiu e interfere no comportamento de meu filho. Se Benjamin come algo que ataca seu intestino os sintomas neurógicos

Sinais Físicos  de ALERGIA ALIMENTAR que Ben teve:

Erupções cutâneas, Instestino Irregular- Constipação ou diarreia constantes

Danos neurológicos:

Agressividade, Imperatividade, Alteração na fala e humor, Falta de interesse.

Conversando com o médico de meu filho, me foi explicado que nosso corpo pode reagir de diversas formas a Alergias Alimentares. Pode influenciar na partes Intestinal assim como em outras áreas, Ben teve a parte cutânea, intestinal e  neurológica afetada, mas não sei se continuasse comendo coisas que fariam mal, até onde isso iria. Mas não posso dizer com toda a certeza que outras crianças não podem ter por exemplo a parte respiratótia, motora afetada ou agravada por uma Alergia Alimentar.

Estudo sobre Autismo constantemente e vivo diariamente, e apesar de ser uma incógnita para a medicina, acho que nós pais devemos ser mais sensíveis e nos atentar para coisas importantes no comportamento de nossos filhos quando ingerimos alimentos.

Não sei dizer se todos os casos de Autismo têm influencia da Alergia Alimentar. Mas como pensar que os alimentos que entram no nosso corpo não podem afetar ou agravar alguma lesão?

Existe uma célula no neurônio da pessoa com espectro chamada Astrócito e esta já foi comprovada que há alguma tipo de distúrbio e alteração no organismo da pessoa com Autismo.

“Verificamos que os astrócitos são na verdade muito importantes no TEA. Estas células são responsáveis por sustentar e nutrir os neurônios e estão envolvidos em diversas atividades cerebrais. Além disso, eles regulam a concentração de diversas substâncias do sistema neuronal, tendo assim potencial para interferir nas funções cerebrais de quem tem o espectro autista” (NEURO CONECTA)

Os estudos indicam que uma enzima de nosso corpo chamada L6 que indica alteração por inflamação têm índice elevado no organismo de pessoas com espectro.

Alguns médicos dizem que nossa Instestino é nosso segundo cérebro. Então por que algo que inflama o Intestino também não vai inflamar o cérebro. Meu filho tinha diarreia regulares, em seu primeiro exame de sangue, o sistema imunológico dele estava combatente seu próprio organismo 5 vezes a mais que o normal.

E hoje estou a 3 anos tratando sua Alergia, consequentemente seu Intestino. E o comportamento de Benjamin mudou, Benjamin não tem mais diarreia diária, hoje ele fala, interage com dificuldade, mas interage. Ben se concentra, coisa que nunca fez, por pouco tempo, mas estamos caminhando. Não posso desmerecer as terapias, pois me ajudam muito. Mas o que estou querendo dizer é que quando ele estava muito neurologicamente afetado,não tínhamos condições de fazê-lo sentar e uma terapia e se hoje ele come algo alérgico seu comportamento piora quase que instantaneamente.

Acha mesmo que a comida só entra e sai de nosso corpo?

POR QUE EU TENHO QUE TRATAR ALERGIA ALIMENTAR

Digo a vocês é difícil mas não é impossível. Alergias se não tratadas podem ter seus sintomas agravados e dependendo do tipo, podem causar outros grandes problemas

Ouvi uma história de uma mãe uma certa vez que o filho tinha o mesmo tipo de alergia que Benjamin. Comia e a tinha diarreia, isto era porque seu Intestino inflamava.  Durante um bom tempo seu filho ficou assim. Lembro que quando descobri a alergia de Ben eu só pensava que meu filho tinha entrado em um estado psicológico muito grave, mas de que forma aquilo atingiria a parte física de seu corpo. Uma inflamação sendo nutrida e alimentada tanto tempo no nosso corpo, tem que ter alguma consequência grave. Se fez tão mal a mente não faria ao corpo?

E essa mãe respondeu esse meu questionamento, seu filho tinha diarreia constante, os médicos diagnosticavam com Gastroenterite, até que uma crise não passou, a cada dia o menino fica pior, então uma médica surgiu e diagnosticou câncer de intestino. Chocante! Eu sei, quando ouvi essa história fiquei tão perplexa quanto você agora. Mas sim, o inflamação constante no Intestino não poderia fazer bem, e aconteceu com ela o que graças a Deus não aconteceu comigo. Infelizmente agravou a um ponto que se tornou muito grave. Acha mesmo que essa mãe continuaria com leite, trigo, ou qualquer outra coisa que ele fosse alérgico se soubesse que chegaria a esse ponto?

Aqui estou contato uma situação crítica, mas diversas outras coisas podem ser polpadas se hoje você fizer pelo seu filho. Ele pode ser alérgico hoje, mas se tratar, amanhã ele poderá comer. Não há nenhum mal que dure para sempre.

Contando tudo isso, eu realmente espero que faça você pensar. Porque já escutei muitas mães falando: Mas é muito difícil! E já vi muitos casos chegarem a pontos críticos, onde a criança não pode ingerir ao menos um alimento que causava crise.

Então seu filho não têm ninguém por ele, ele só têm a você. Ser pai e mãe é se comprometer em criar e dar qualidade de vida em todos os sentidos. E fazer o possível e as vezes o impossível pelo bem estar deles. Então isso inclui ter trabalho, mas muito trabalho, inclusive com alimentação.

Sacrifícios são necessários, mas pode mudar a vida de alguém é um verdadeiro milagre.

Written by admin - Setembro 10, 2018 - 935 Views

Comentários

Por favor, poste seus comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram

  • Aguento filas de espera, que por mim nunca faria. Aguento o nó na garganta, quando o choro quer ser livre, aguento as situações enlouquecedoras que a vida nos coloca, aguento ter um ponto de equilíbrio para que a vida dele seja uma boa vida, aguento ser o ponto de equilíbrio, logo eu... Aguento ficar quando quero ir. Aguento lutar quando quero desistir. Aguento acreditar quando o mundo não acredita. Aguento seguir, quando os pés não querem sair do chão. Aguento ser imparcial diante de meus sentimentos para que ele possa ser feliz. Sou mãe. Eu aguento. Mas ficar sem ele, isso, eu não aguento.
_ 
#autismo #autism #mom #mae #amordemae #autismobrasil #autismoinfantil #psicologia #saudemental ##neurologia#psiquiatria #meumundoazul #autismo💙 #autismmom #teo #terapia #fonoaudiologia #forca  #superacao #psicopedagogia
  • Aprendi a viver sem criar expectativas, foi minha forma de seguir, era difícil se isolar em um mundo sem comparações, era doloroso. Precisei arranjar meu balão de oxigênio pra encarar as festinhas de colégios e as datas comemorativas sem me abalar por aquilo não fazer parte da normalidade de minha vida. Por tempos me blindei de na forma de “ tá tudo bem, é o jeito dele”. Como resposta pra mim mesma, como solução pra minhas frustrações. Parei de esperar, e vivi, a realidade escancarada na sua forma mais real. Mais sóbria. E então alguns anos se passaram, pessoas entraram na nossa vida, e me ajudaram, e aquela coisa de não esperar foi funcionando, o não esperar tinha agora se tornado evoluções e batalhas vencidas, o meu olhar agora era acompanhado de lágrimas ao sorrir. E o “tá tudo bem”, foi substituído pelo escancarado “ não acredito!!!”... ficar boquiarberto virou rotina, ter o coração cheio de uma sensação inexplicável é cotidiano. Barulho agora é canção. Lugares movimentados, apenas lugares. Apresentações, falamos até bravo! Estamos felizes, dentro do espectro autista. Sabemos lidar, sabemos dosar, equilibrar. E sabemos viver desse jeito, ou daquele, agora tanto faz. 
Primeira apresentação do dia dos pais que conseguimos participar aos 5 anos. 
Já dizia legião urbana, quem espera sempre alcança. 
_
Feliz dia dos pais. ❤️ _
#autismo #autism #autismobrasil #transtornodoespectroautista #autismoinfantil #autista #psicologia #psicopedagogia #neurologia #psiquiatria #meumundoazul #autismo💙 #autismmom #forca #amor #love #mom #terapia #teraphy #teo #fonodiologa
  • Sou a pessoa que está aqui pra trocar o desenho na exata minutagem que ele deseja, sou aquela que nas madrugadas estou aqui, seja pro que for, sou aquela que a responsabilidade chama as 2 da manhã quando tenho que colocá-lo pra fazer xixi. Sou alguém que perdeu o direito de ter coisas virais, que demandam prostração e stop, álias essa palavra não existe mais nem no meu controle remoto, porque aqui a gente acelera pra frente ou volta pra trás, pra encaixar exatamente na parte do desenho que ele gosta. Sou a pessoa que acorda cedo e dorme tarde, sou aquela também que não dorme caso ele acorde. Sou aquela que adotou dois outros filhos pra salvar um...
_

Texto completo no story...
_

#autismo #autism #autismobr #autismobrasil #autismoleve #autismoamor #autismo💙 #autismmom #autismfamily #neurologia #psiquiatria #pedagogia #psicologia #teo #terapia #therapy #forca #mom #love #amor #psicologia #psico #meumundoazul #autismmom
  • Oi gente, tudo bem com vocês? 
Então vim aqui porque gostaria de ajudar de mais formas milhares de crianças com espectro, mas infelizmente ainda não consigo... Sei que muitas pessoas precisam e não conseguem ter acesso, Ben têm evoluído pelo graça de Deus, e cada dia estamos nos surpreendendo. Por isso resolvi doar seu fone anti ruído, para alguém que tenha um filho com grandes problemas sensoriais com ruído. Vou fazer um sorteio na página do Ben no Instagram. Quem tiver interesse é so ir lá e curtir a foto, comentar e marcar alguém que acha que precisa também. Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar, queria poder doar para todo mundo que precisa, mas infelizmente ainda não dá, mas quem sabe um dia né? Espero ajudar de verdade para a melhora de algum pequeno. 
Farei um live, divulgando o resultado... o sorteio vai acontecer na sexta, dia 12/07.

Instagram do Ben @bensingular, desejo boa sorte a todos... Beijo grande... #autismo #autismobrasil #neurociencia #saudemental #psicologia #psicopedagogia #autism #autismoinfantil #autismo💙 #terapia #forca #amor #mom #mundoazul #autista #teo #tea #love
  • “As pessoas educam um filho para o mundo, eu educo o mundo para meu filho.” _
#transtornodoespectroautista #tea #autismo #autismobrasil #terapia #autism #mom #forca #psiquiatria #fonoaudiologia #psicologia #psicopedagogia #saudemental #autismobr #saude #neurologia #superacao #autismoinfantil #maedeautista #mundoazul #autista 💙💙💙
  • Ah... se ele soubesse, que apesar de tudo, todos os dias ao deitar a palavra obrigada sai naturalmente de minha boca. Que em minhas orações, sempre têm o toque dele. Se ele entendesse a dimensão do que se faz presente na vida de alguém, ele nunca ousaria crescer. Ele me impusiona todos os dias a chegar no meu limite, e ultrapassá-lo. Todos os dias sou moldada e atualizada a ser alguém mais humano. E se isso não é o suficiente pra se viver, honestamente, eu não sei o que é. E se você sabe, diz aí.
_

#mundoazul💙 #psicologia #mundoazul #terapia #autismobr #autismobrasil #autism #love #autismom #autismfamily #força #superação #fonoaudiologia #psicomotricidade #psicopedagogia #amor #children #mom #mae #familia #mundoazul
  • A sala de espera da terapeuta ocupacional traduz muito de nossos dias. A espera vira nossa melhor amiga, ela que nos traz alegria  das mínima evoluções que para nós são grandes vitórias. O silêncio que pouco tenho ecoa na sala de espera entre uma terapia e outra. Não sei vocês mas sinto paz quando aqui estou, aqui se materialializa o dever cumprido. Aqui a gente prova que acredita mais que o mundo que nos cerca. Terapia não só faz parte, como é essencial. Essa semana me peguei em uma reunião escolar, recebi um relatório cujo desconheci as palavras. Aquele pouco parecia com meu filho, é mesmo difícil pessoas que conhecem pouco terem a percepção de que as coisas estão andando, em um tempo diferente do tradicional, mas em um tempo, o tempo dele. Sentei na sala da terapia, e logo ela me disse: Hoje está tudo ótimo Thalyta, ele está tudo ótimo, como se constrariasse  tudo que ouvi. Ela também o enxerga, assim como eu. Amo esse entendimento, essa compreensão, essa falta de pressa, essa coisa de quem convive e quem entende têm. Essa leveza que nos acalma, nos dá perspectiva na medida certa. Assumo, queria ter um mundo onde tivesse terapeutas que atendessem em bancos, dirigissem carros, fossem tudo... Elas não mentem pra mim, elas colocam a real situação sem maximilizar nada. Elas lidam com o singular da forma mais normal que existe. Elas acalentam a nossa alma apenas com seu jeito de ver o mundo. Sem falsas esperanças, sem “nossa que difícil”, sem o “então mãe...”. Pra uma terapeuta tudo têm jeito, melhora, evolução. Trabalho contínuo só pode dar certo ou certo não é mesmo? Gosto desse olhar crítico, instruído, sem arrogância ou ignorância. Assim como o autismo as terapias nos ensinam muito mais que apenas uma profissão, elas nos ensinam a acreditar no ser humano de uma forma geral, seja qual for as diferenças de existência. São médicas sem bisturi, seus instrumentos são expostos em forma de paciência e tolerância, empatia, insistência. Aprendem com as diferenças mas são completamente capazes de não tratar ninguém com indiferença ou até mesmo diferença. 
_
#autismo #terapia #autismobrasil #psicologia #amor #superacao #teo #terapiaocupacional #psicopedagogia #mundoazul
  • Feliz dia de acordar com um motivo pra levantar. 
Feliz dia da ausência de egoísmo e prepotência. 
Feliz dia de dormir menos que o necessário e ganhar o sobrenome utilidade. 
Feliz dia de se tornar a definição de morri mas passo bem. 
Feliz dia quem tem mãe têm tudo. 
Feliz dia dia de ser sua melhor versão dentre todas outras. 
Feliz dia do querer bem, fazer o bem. 
Feliz dia do cuidar por instinto que muda sua essência. 
Feliz dia do amar tanto quanto se recebe. 
Feliz do amar mesmo quando não recebe. 
Feliz dia de dia de todos os dias que se é mãe...
Feliz dia do ser o que for necessário por um sorriso. 
Feliz do dia chorar de alegria por alguém.
Feliz dia de um abraço ser seu maior ponto de paz. 
Feliz dia do “ Eu acredito em você”.
Feliz dia das mães.
_
#mundoazul💙 #diadasmaes #felizdiadasmaes #autismo #autismobrasil #saudemental #psicologia #love #amor #autismobr #mothersday #superacao #forca #psicopedagogia #terapiaocupacional#neurociencia
  • Minha tempestade, minha calmaria.💙
_
Caminhada do Dia mundial da Conscientização do Autismo.

_
#autismobrasil #autismo #autismobrasil #autismoBR
#autismo #tea #saudemental  #esefosseseufilho #mundoazul #mundoazul💙 #diadoautismo #psicologia #terapia #terapiaocupacional #neurologia #psiquiatria #superacao #saudemental #saude #forca #frasesdeamor #love #fonoaudiologia

Nos Sigam!