Mães de Autistas: Um Texto Para Dias Difícies
autismo, Para as mães

Mães de Autistas: Um Texto Para Dias Difícies

Existem dias entre  todos que passamos que são mais pesados. Esse texto talvez possa te ajudar, mas estou escrevendo parva mim mesma.  Certa vez li um texto sobre ser forte o tempo todo, dizia o quão cansativo era.

Me identifiquei, pois na maioria das vezes ninguém me permite ser fraca, nem EU mesma. Acho que mães de um modo geral têm a síndrome de Mulher Maravilha,  achamos que somos super heroínas. Mas não somos e não estamos nem perto de ser. Já as mães que estão dentro do espectro têm essa síndrome intensificada 50 vezes mais.

Não é por nada, mas as mães comuns têm o peso da responsabilidade de criar alguém. Mas nós além disso, temos que lutar em todos os sentidos, por coisas básicas que deveríamos ter acesso. Vai de escovar um dente a um corte de cabelo, até a educação por exemplo, é tão simples, seu filho tem que ir pra escola, e as escolas tem que aceitar seu filho. Isso pra mãe de uma Autista é um coisa de outro planeta, acesso a educação. Tudo o que possam pensar em fazer com seus filhos, se torna uma  verdadeira guerra com crianças dentro do espectro Autista.

A uma semana me peguei feliz pois Benjamin sentava na cadeira e comia sozinho, ele tem 4 anos, isso já era pra ser normal. Mas não é, e então essa semana me pego novamente adaptando ele a comer sozinho porque ele simplesmente cismou de não quer mais fazer uma coisa que já fazia. E assim por diante, é uma verdadeira caixa surpresa de qual desafio será semana após semana.

Hoje é sexta feira, EU queria pegá-lo no colégio, leva-lo para brincar no shopping, poder dar um hambúrguer e ver ele se alegrando quando pegasse o brinquedo. Eu queria poder sentar com ele e perguntar com foi seu dia, e queria que ele me dissesse como foi o colégio.

Mas isso não vai acontecer, em vez disso, vou pegá-lo no colégio e me esquivar de todos os cachorros que encontrar na rua, e talvez ele cisme com um pirulito que vende no bar na esquina da rua, e não pode comer e então  tenha uma crise, daí chego em casa e dou o detergente para fazer bolhas e molhar a casa inteira, tentando amenizar. E aí quando acabar uma nova crise.

Porque esse é o normal da minha vida, atravessar a rua, com todos me olhando, e fingir Tá tudo bem, que sou super heroína porque sou Mãe.

Não posso demostrar o mínimo de fraqueza porque sou Mãe, por que se sentir fraco é sinal de DESAMOR não é mesmo?

Tô escrevendo esse texto pra mim, porque procurei na internet textos que pudessem me ajudar a ser mais otimistas nesses dias mais difíceis. Porém não achei nada que eu pudesse me encaixar, porque no fundo achoque hoje eu não quero ser otimista, hoje eu quero poder ser fraca, apesar do meu senso de responsabilidade não permitir.

É  tão estranho estar nessa situação, porque a maioria das vezes a gente que sair correndo, mas todas as vezes somos incapazes. Somos incapazes de não estar com eles, ou de enfrentar as crises e não estarmos lá para acalmá-los. Mas sentimos dor, por sermos incapazes de so estar lá, de não poder ajudar de uma maneira mais eficaz.

A gente se acostuma com os olhares das pessoas, mas nunca vai conseguir se acostumar com o NEM AÍ, com a falta de humanidade, de respeito ao próximo, a falta de inclusão. Essas coisas fazem SIM a gente sofrer, somos MÃES, mas somos PESSOAS.

Ninguém ensina a gente a lidar com o diferente, ninguém ensina a lidar com todas as coisas distintas que vem com o Autismo. De repente você tem que ser e fazer tudo o tempo inteiro. Se sentir CANSADA pode?

NÃO.

Apesar desse turbilhão de sentimentos, a coisa mais difícil que têm se tornado um desafio pra mim, é não subestimar Benjamin em todas as coisas que ele pode SER ou FAZER na vida. Com tudo isso que vivemos, se torna difícil não querer colocá-lo em um bolha. Essa na verdade tem sido minha prioridade, porque percebi com o tempo e com o Autismo, que quando menos você espera deles, MAS VOCÊ SE SUPREENDE.

POSSO SER FRACA, POSSO ME SENTIR CANSADA, POSSO FICAR REVOLTADA, ELE PODE NÃO ESCOVAR OS DENTES UMA NOITE…  eu só não posso É DESISTIR DELE. E NÃO VOU.

 

Written by admin - Setembro 14, 2018 - 1904 Views

Comentários

Por favor, poste seus comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram

  • Aguento filas de espera, que por mim nunca faria. Aguento o nó na garganta, quando o choro quer ser livre, aguento as situações enlouquecedoras que a vida nos coloca, aguento ter um ponto de equilíbrio para que a vida dele seja uma boa vida, aguento ser o ponto de equilíbrio, logo eu... Aguento ficar quando quero ir. Aguento lutar quando quero desistir. Aguento acreditar quando o mundo não acredita. Aguento seguir, quando os pés não querem sair do chão. Aguento ser imparcial diante de meus sentimentos para que ele possa ser feliz. Sou mãe. Eu aguento. Mas ficar sem ele, isso, eu não aguento.
_ 
#autismo #autism #mom #mae #amordemae #autismobrasil #autismoinfantil #psicologia #saudemental ##neurologia#psiquiatria #meumundoazul #autismo💙 #autismmom #teo #terapia #fonoaudiologia #forca  #superacao #psicopedagogia
  • Aprendi a viver sem criar expectativas, foi minha forma de seguir, era difícil se isolar em um mundo sem comparações, era doloroso. Precisei arranjar meu balão de oxigênio pra encarar as festinhas de colégios e as datas comemorativas sem me abalar por aquilo não fazer parte da normalidade de minha vida. Por tempos me blindei de na forma de “ tá tudo bem, é o jeito dele”. Como resposta pra mim mesma, como solução pra minhas frustrações. Parei de esperar, e vivi, a realidade escancarada na sua forma mais real. Mais sóbria. E então alguns anos se passaram, pessoas entraram na nossa vida, e me ajudaram, e aquela coisa de não esperar foi funcionando, o não esperar tinha agora se tornado evoluções e batalhas vencidas, o meu olhar agora era acompanhado de lágrimas ao sorrir. E o “tá tudo bem”, foi substituído pelo escancarado “ não acredito!!!”... ficar boquiarberto virou rotina, ter o coração cheio de uma sensação inexplicável é cotidiano. Barulho agora é canção. Lugares movimentados, apenas lugares. Apresentações, falamos até bravo! Estamos felizes, dentro do espectro autista. Sabemos lidar, sabemos dosar, equilibrar. E sabemos viver desse jeito, ou daquele, agora tanto faz. 
Primeira apresentação do dia dos pais que conseguimos participar aos 5 anos. 
Já dizia legião urbana, quem espera sempre alcança. 
_
Feliz dia dos pais. ❤️ _
#autismo #autism #autismobrasil #transtornodoespectroautista #autismoinfantil #autista #psicologia #psicopedagogia #neurologia #psiquiatria #meumundoazul #autismo💙 #autismmom #forca #amor #love #mom #terapia #teraphy #teo #fonodiologa
  • Sou a pessoa que está aqui pra trocar o desenho na exata minutagem que ele deseja, sou aquela que nas madrugadas estou aqui, seja pro que for, sou aquela que a responsabilidade chama as 2 da manhã quando tenho que colocá-lo pra fazer xixi. Sou alguém que perdeu o direito de ter coisas virais, que demandam prostração e stop, álias essa palavra não existe mais nem no meu controle remoto, porque aqui a gente acelera pra frente ou volta pra trás, pra encaixar exatamente na parte do desenho que ele gosta. Sou a pessoa que acorda cedo e dorme tarde, sou aquela também que não dorme caso ele acorde. Sou aquela que adotou dois outros filhos pra salvar um...
_

Texto completo no story...
_

#autismo #autism #autismobr #autismobrasil #autismoleve #autismoamor #autismo💙 #autismmom #autismfamily #neurologia #psiquiatria #pedagogia #psicologia #teo #terapia #therapy #forca #mom #love #amor #psicologia #psico #meumundoazul #autismmom
  • Oi gente, tudo bem com vocês? 
Então vim aqui porque gostaria de ajudar de mais formas milhares de crianças com espectro, mas infelizmente ainda não consigo... Sei que muitas pessoas precisam e não conseguem ter acesso, Ben têm evoluído pelo graça de Deus, e cada dia estamos nos surpreendendo. Por isso resolvi doar seu fone anti ruído, para alguém que tenha um filho com grandes problemas sensoriais com ruído. Vou fazer um sorteio na página do Ben no Instagram. Quem tiver interesse é so ir lá e curtir a foto, comentar e marcar alguém que acha que precisa também. Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar, queria poder doar para todo mundo que precisa, mas infelizmente ainda não dá, mas quem sabe um dia né? Espero ajudar de verdade para a melhora de algum pequeno. 
Farei um live, divulgando o resultado... o sorteio vai acontecer na sexta, dia 12/07.

Instagram do Ben @bensingular, desejo boa sorte a todos... Beijo grande... #autismo #autismobrasil #neurociencia #saudemental #psicologia #psicopedagogia #autism #autismoinfantil #autismo💙 #terapia #forca #amor #mom #mundoazul #autista #teo #tea #love
  • “As pessoas educam um filho para o mundo, eu educo o mundo para meu filho.” _
#transtornodoespectroautista #tea #autismo #autismobrasil #terapia #autism #mom #forca #psiquiatria #fonoaudiologia #psicologia #psicopedagogia #saudemental #autismobr #saude #neurologia #superacao #autismoinfantil #maedeautista #mundoazul #autista 💙💙💙
  • Ah... se ele soubesse, que apesar de tudo, todos os dias ao deitar a palavra obrigada sai naturalmente de minha boca. Que em minhas orações, sempre têm o toque dele. Se ele entendesse a dimensão do que se faz presente na vida de alguém, ele nunca ousaria crescer. Ele me impusiona todos os dias a chegar no meu limite, e ultrapassá-lo. Todos os dias sou moldada e atualizada a ser alguém mais humano. E se isso não é o suficiente pra se viver, honestamente, eu não sei o que é. E se você sabe, diz aí.
_

#mundoazul💙 #psicologia #mundoazul #terapia #autismobr #autismobrasil #autism #love #autismom #autismfamily #força #superação #fonoaudiologia #psicomotricidade #psicopedagogia #amor #children #mom #mae #familia #mundoazul
  • A sala de espera da terapeuta ocupacional traduz muito de nossos dias. A espera vira nossa melhor amiga, ela que nos traz alegria  das mínima evoluções que para nós são grandes vitórias. O silêncio que pouco tenho ecoa na sala de espera entre uma terapia e outra. Não sei vocês mas sinto paz quando aqui estou, aqui se materialializa o dever cumprido. Aqui a gente prova que acredita mais que o mundo que nos cerca. Terapia não só faz parte, como é essencial. Essa semana me peguei em uma reunião escolar, recebi um relatório cujo desconheci as palavras. Aquele pouco parecia com meu filho, é mesmo difícil pessoas que conhecem pouco terem a percepção de que as coisas estão andando, em um tempo diferente do tradicional, mas em um tempo, o tempo dele. Sentei na sala da terapia, e logo ela me disse: Hoje está tudo ótimo Thalyta, ele está tudo ótimo, como se constrariasse  tudo que ouvi. Ela também o enxerga, assim como eu. Amo esse entendimento, essa compreensão, essa falta de pressa, essa coisa de quem convive e quem entende têm. Essa leveza que nos acalma, nos dá perspectiva na medida certa. Assumo, queria ter um mundo onde tivesse terapeutas que atendessem em bancos, dirigissem carros, fossem tudo... Elas não mentem pra mim, elas colocam a real situação sem maximilizar nada. Elas lidam com o singular da forma mais normal que existe. Elas acalentam a nossa alma apenas com seu jeito de ver o mundo. Sem falsas esperanças, sem “nossa que difícil”, sem o “então mãe...”. Pra uma terapeuta tudo têm jeito, melhora, evolução. Trabalho contínuo só pode dar certo ou certo não é mesmo? Gosto desse olhar crítico, instruído, sem arrogância ou ignorância. Assim como o autismo as terapias nos ensinam muito mais que apenas uma profissão, elas nos ensinam a acreditar no ser humano de uma forma geral, seja qual for as diferenças de existência. São médicas sem bisturi, seus instrumentos são expostos em forma de paciência e tolerância, empatia, insistência. Aprendem com as diferenças mas são completamente capazes de não tratar ninguém com indiferença ou até mesmo diferença. 
_
#autismo #terapia #autismobrasil #psicologia #amor #superacao #teo #terapiaocupacional #psicopedagogia #mundoazul
  • Feliz dia de acordar com um motivo pra levantar. 
Feliz dia da ausência de egoísmo e prepotência. 
Feliz dia de dormir menos que o necessário e ganhar o sobrenome utilidade. 
Feliz dia de se tornar a definição de morri mas passo bem. 
Feliz dia quem tem mãe têm tudo. 
Feliz dia dia de ser sua melhor versão dentre todas outras. 
Feliz dia do querer bem, fazer o bem. 
Feliz dia do cuidar por instinto que muda sua essência. 
Feliz dia do amar tanto quanto se recebe. 
Feliz do amar mesmo quando não recebe. 
Feliz dia de dia de todos os dias que se é mãe...
Feliz dia do ser o que for necessário por um sorriso. 
Feliz do dia chorar de alegria por alguém.
Feliz dia de um abraço ser seu maior ponto de paz. 
Feliz dia do “ Eu acredito em você”.
Feliz dia das mães.
_
#mundoazul💙 #diadasmaes #felizdiadasmaes #autismo #autismobrasil #saudemental #psicologia #love #amor #autismobr #mothersday #superacao #forca #psicopedagogia #terapiaocupacional#neurociencia
  • Minha tempestade, minha calmaria.💙
_
Caminhada do Dia mundial da Conscientização do Autismo.

_
#autismobrasil #autismo #autismobrasil #autismoBR
#autismo #tea #saudemental  #esefosseseufilho #mundoazul #mundoazul💙 #diadoautismo #psicologia #terapia #terapiaocupacional #neurologia #psiquiatria #superacao #saudemental #saude #forca #frasesdeamor #love #fonoaudiologia

Nos Sigam!